quinta-feira, 30 de julho de 2015

Permissão de Trabalho.

           O que significa? Pra que serve? Estes são conceitos que todas as pessoas que exerce alguma atividade, principalmente industrial, devem saber sobre ela.
Ilustração de um profissional qualificado
realizando uma análise de risco.
Fonte: Site Fast Automação
Primeiramente a permissão de trabalho ou PT é um documento escrito, que autoriza o início de um serviço, tendo realizado uma análise de riscos para avaliar e mensurar por exemplo a equipe, maquinas e EPIs. Nenhum trabalho não procedimento a ser executado nas instalações poderá ser realizado sem a requisição da PT.
A permissão de trabalho é válida para um serviço especifico e no período da jornada de trabalho do funcionário requisitado. Também é importante que a PT seja impressa em dias vias, uma desta deverá ficar arquivada e a outra encaminhada para o ambiente onde será realizada a operação e ela deve estar disposta no local de trabalho, em um local visível, além de ter sido lida pela equipe de executores. Ainda vale lembrar que uma lista de verificação (LV) deve ser preenchida no mesmo momento que a PT.
A primeira etapa é a análise preliminar de risco que é uma ferramenta de planejamento de uma atividade com foco em segurança, com o objetivo de identificar os riscos potencias e adotar medidas de controle.
Ilustração indicando as características
de uma permissão de trabalho.
Fonte: Site Slide Share cdn

A PT pode ser requisitada por um profissional qualificado, comprovadamente(empregados, supervisores e encarregados de firma contratada). O emitente da PT deverá ser um profissional designado pelo responsável do estabelecimento, comprovadamente treinado em Análise de Riscos.
A Permissão de Trabalho tem validade limitada à duração da atividade, restrita ao turno de trabalho, podendo ser revalidada pelo responsável pela aprovação nas situações em que não ocorram mudanças nas condições estabelecidas ou na equipe de trabalho.
Na permissão de trabalho deve conter de forma bem clara os:
a) os requisitos mínimos a serem atendidos para a execução dos trabalhos;
b) as disposições e medidas estabelecidas na Análise de Risco;
c) a relação de todos os envolvidos e suas autorizações.
Por fim, ficou clara que a permissão de trabalho serve para garantir a segurança, principalmente a do trabalhador executor.

Referencias:
EMPREGO, MinistÉrio do Trabalho e; TRABALHO, Secretaria de InspeÇÃo do. PORTARIA N.º 313 DE 23 DE MARÇO DE 2012. Http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A35F788440136556888BF1269/Portaria n.º 313 (Aprova a NR-35).pdf. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A35F788440136556888BF1269/Portaria n.º 313 (Aprova a NR-35).pdf>. Acesso em: 30 jul. 2015.

PETROBRAS. Treinamento de Integração. Disponível em: <http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/a83ec20048fd9ec5a6daff7bf93389a9/integ-padro-04-permissao-para-trabalho.pdf?MOD=AJPERES>. Acesso em: 30 jul. 2015.


Autor: Petrucio Leal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário