Boa Noite Senhores,
Hoje o tópico apresentado será: Segurança e Saúde na Industria da Construção, para inicializar a postagem trarei um vídeo feito pela instituição SESI, que irá falar um pouco sobre o assunto que decorrerá ao longo deste texto.
A industria da construção no ano de 2013, segundo o site de noticias UOL, a construção civil tem como 2º setor com maior numero de mortes por acidente de trabalho em nosso país, tal fato se dá pela exposição dos trabalhadores a inúmeros riscos eminentes que se tratados de forma seria causam acidentes e consequentemente óbitos. Outra causa que normalmente não são computadas nas estatísticas e que provavelmente seja tão fatal quanto os próprios acidentes, são as doenças ocupacionais causadas por exposição a ambientes insalubres tão presentes na industria da construção. A norma regulamentadora criada pelo MTE ( Ministério do Trabalho e Emprego) é a NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, que deve ser seguida a risca em cada projeto e ação construtiva dentro deste setor.
Todos os riscos que são apresentados na industria da construção preferencialmente devem ser eliminados ou neutralizados em prol da saúde e segurança dos trabalhadores que estarão expostos a tal, porém nem todos os riscos podem ser eliminados logo entra em serviço os EPI's e EPC's nós quais tem função de proteger o proletário que estará sendo atingido pelo perigo. Os EPI's e EPC's dentro das construção vão variar de acordo com o perigo que o operário irá enfrentar, como exemplo:
- Trabalho em alturas:
- Cinturão Paraquedista; - Trava Queda; - Talabarte de Posicionamento; - Cinturão Abdominal; - Talabarte Duplo. - Trabalho com eletricidade: - Luvas de borracha isolantes BT e AT; - Luvas de pelica para proteção das luvas de borracha; - Calçado Isolante; - Detector de Tensão; - Conjunto de aterramento temporário.
- Trabalho em espaços confinados:
- Equipamento de avaliação atmosferica;
- Mascara e tanque de oxigênio;
- Equipamento de comunicação;
- Equipamento de movimentação.
Todos os EPI's e EPC's devem ser escolhidos de acordo com a analise de risco feita pelo engenheiro/técnico de segurança que estará presente no local, também é de total responsabilidade do trabalhador utilizar corretamente todos os equipamentos entregues. Outro fator indispensável na Industria da Construção são os treinamentos específicos que terá de ser disponibilizado pelos contratantes para que os proletários estejam aptos á trabalharem com segurança nas atividades que estarão exercendo.
A Industria de Construção é um setor de extrema importância em qualquer economia mundial, assim fornecendo uma imensa quantidade de empregos formais e principalmente informais nós quais a incidência de acidentes são maiores e muitas vezes não registrados por ignorância/falta de informação do operário e também negligencia dos patrões, causando altos índices de acidentes fatais e não fatais dentro desse setor.
Referencias:
ALTISEG, ,SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE EPI'S PARA TRABALHOS EM ALTURA, Disponível em: <http://www.protempfoz.com.br/cariboost_files/Cartilha_20Altiseg_20_281_29.pdff>. Acesso em: 30 jul. 2015.
BARONI,LARISSA, CONSTRUÇÃO É O 2º SETOR COM MAIOR NUMEROS DE MORTES EM ACIDENTES DE TRABALHO NO PÁIS , Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/12/06/construcao-e-o-segundo-setor-com-o-maior-numero-de-mortes-em-acidentes-do-trabalho.htm#fotoNav=6>. Acesso em: 30 jul. 2015.
MTE, NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO , Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080814CD7273D014D350CBF47016D/NR-18%20(atualizada%202015)limpa.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2015.
Autor: João Pedro Brito de Andrade e Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário