quinta-feira, 30 de julho de 2015

Acidente Nuclear de Chernobyl



O maior acidente Nuclear da história mundial ocorreu na cidade de Chernobyl, Ucrânia, na madrugada do dia 26 de abril de 1986, em um ano onde foram iniciados eventos testes na Usina para entender melhor o funcionamento dos reatores nucleares. O reator 4, utilizado para esses testes, em um desses experimentos visava entender como o reator reagiria com baixos níveis de energia, no entanto para conseguir chegar a esse objetivo foram ignoradas regras de segurança, que mais tarde ocasionaram em um grande desastre, quando uma grande bola de fogo se formou no interior desse reator, causando uma imensa explosão, espalhando diversos elementos radioativos por toda União Soviética e Leste Europeu, ocasionando segundo a ONU 4 mil mortes, sem contar as mutações geradas até os dias de hoje em animais, arvores e seres humanos devido a alta e intensa exposição radioativa por uma nuvem 400 vezes mais radioativa que os ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki na segunda Guerra Mundial.

As causas desses acidente são diversas, que passam desde o projeto da usina e construção dos reatores, além das falhas e negligências humanas, que colocaram em evidência se esse tipo de energia é realmente segura para a sociedade. Por outro lado, apesar da grande periculosidade de manusear esse tipo de fonte energética, ainda mais no seculo passado, o acidente poderia ter sido evitado. O principal motivo do acidente, foi durante um procedimento de rotina no reator 4, onde esse foi desligado, em seguida, foi feito o experimento já abordado anteriormente, no entanto um problema no sistema de resfriamento, gerou um superaquecimento que lançou 70 toneladas de urânio e 900 de grafite na atmosfera.

Usina Nuclear de Chernobyl - o pior acidente nuclear da história
Imagem 1: Reator 4 da Usina Nuclear em Chernobyl
Fonte: Dados Nacionais - Energia Nuclear
As primeira ações para combater a radiação, foi o despejo com auxilio de helicópteros cerca de 2,4  mil  toneladas de chumbo e 1,8 mil toneladas de areia, com o objetivo de absorver a radioatividade e apagar as chamas, desse modo no dia 6 de maio o problema foi controlado. Além disso foi construído um "Sarcófago" foi construído em forma do reator para terminar de absorver a radiação restante.

Esse acidente assim como o de Bhopal na Índia, serviu de aprendizado para as Industrias, Usinas, Fabricas dentre outros, adotarem uma maior preocupação aos serviços de planejamento e projetos, manutenção, treinamento de funcionários, supervisão das atividades periculosas dentre outras medidas que são dividas em Normas regulamentadoras, certificadas e revisadas com certa frequência.







Referências :
EDUCAÇÂO GLOBO, Chernobyl, maior acidente nuclear da história. Disponível em: http://educacao.globo.com/artigo/chernobyl-maior-acidente-nuclear-da-historia.html. Acesso em: 30 jul. 2015.
TECMUNDO ,25 anos do desastre de Chernobyl: Mitos e verdades da Energia Atômicas Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/energia/9897-25-anos-do-desastre-de-chernobyl-mitos-e-verdades-da-energia-atomica.htm. Acesso em: 30 jul. 2015.
ESTUDO PRÁTICO, Acidente Nuclear de Chernobyl. Disponível em:http://www.estudopratico.com.br/acidente-nuclear-de-chernobyl/ Acesso em 30 jul. 2015
INFOESCOLA, Acidente da Usina nuclear de Chernobyl. Disponível em: http://www.infoescola.com/fisica/acidente-da-usina-nuclear-de-chernobyl/ Acesso em 30 jul. 2015
Autor : Lucas Borges Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário