sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sinalização de Segurança



Em ambientes de trabalho se faz necessário que haja algumas formas de chamar atenção do trabalhador e uma das formas encontradas para chamar atenção de forma padronizada, foram as cores. Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos. Deverão ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes, porém o uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador. As cores utilizadas são:

> Vermelho    > Laranja     >Amarelo   >Púrpura    > Branco     >Lilás      >Preto       >Cinza        > Azul
                                  >Alumínio                                >Verde                            >Marrom 
Visto isso iremos descrever a utilização de cada cor no ambiente de trabalho: 

Vermelho:  utilizado para identificar itens de combate a incêndio, luzes de barricadas, tapumes ou outras formas de obstrução e botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência. 

Laranja: Identificar partes moveis de maquinas e equipamentos,canalizações contendo ácidos, botões de arranque de segurança e dispositivos de cortes, bordas de serra e prensas.

Amarelo: Sinalização,equipamentos de transporte e manipulação de material em listras verticais ou inclinadas associadas com preto para identificar perigo duplo.

Púrpura:para identificar risco através de radiações eletromagnéticas, portas e aberturas de locais que dão acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos e sinais luminosos que identificam equipamentos produtores de radiação.  

Branco: localização de bebedouros,áreas em torno dos equipamentos de socorro e urgência e áreas destinadas a armazenagem. 

Lilás: identificar canalizações que contenham álcalis e refinarias de petróleo utilizam o lilás para identificar lubrificantes.

Preto: identificar canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade. 

Cinza:Identificar canalizações a vácuo e identificar eletrodutos.

Azul:Indicar cuidado quanto a equipamentos de movimentação que deverão ficar fora de serviço,barreiras, bandeirolas de advertência, canalização de ar comprimido,prevenção contra movimentação acidental de qualquer equipamento em manutenção e aviso em pontos de arranque ou fontes de potencia. 

Alumínio:Canalização contendo gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade.

Verde:Segurança,canalização de água, caixas de equipamento socorro e urgência, caixas contendo máscaras contra gás , localização de EPI, chuveiros de segurança mão e lava olho, quadro de avisos de segurança, dispositivos de segurança e mangueiras de oxigênio.

Marrom:Qualquer fluido não identificado pelas outras cores.(escolha da empresa)

Agora que já sabemos da aplicação de determinadas cores, devemos saber mais algumas informações adicionais. Devemos considerar que, a canalização de água portável deverá ser diferenciada das demais, quando houver a necessidade de uma identificação mais detalhada (concentração, temperatura, pressões, pureza, etc.), a diferenciação será feita através de faixas de cores diferentes, aplicadas sobre a cor básica, todos os acessórios das tubulações serão pintados nas cores básicas de acordo com a natureza do produto a ser transportado, o sentido de transporte do fluído, quando necessário, será indicado por meio de seta pintada em cor de contraste sobre a cor básica da tubulação e para fins de segurança, os depósitos ou tanques fixos que armazenem fluidos deverão ser identificados pelo mesmo sistema de cores que as canalizações.

Agora que já sabemos todas as informações importantes a respeito das cores, iremos iniciar o estudo do emplacamento. Sendo assim os tipos de sinalização existente são: 

> Proibição: Proíbe que o trabalhador tenha um comportamento que possa provocar perigo ou que se ponha em situações de perigo.
                
> Obrigação: Descriminar um determinado comportamento.
               
>Perigo: Advertir para uma situação, objeto ou ação suscetível de originar dano ou lesão pessoal e ou nas instalações.   
             
>Emergência: Visa indicar saídas de emergência, o caminho para o posto de socorro ou local onde existam dispositivos de salvação.  
              
> Incêndio: Visa indicar o local dos equipamentos de combate a incêndio.


Referencias:

1) http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/05/mtb/26.htm
2)http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr26.htm






Nenhum comentário:

Postar um comentário