Está postagem irá falar sobre os procedimentos segurança do trabalho para instalações elétricas em nosso país, para inicializa-la irei passar um vídeo que falará um pouco sobre a situação do trabalho instalações elétricas no brasil:
O trabalho em instalações elétricas é uma das principais causa de acidentes fatais dentro do ambiente de trabalho. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no ano 2010, foram registrados 209 casos de morte por choque elétrico e 210 incêndios por curto-circuito. O índice foi um pouco menor que o obtido em 2009, quando foram constatadas 245 mortes e 224 incêndios em decorrência de problemas elétrico.
As mortes e incidentes com instalações elétricas normalmente ocorrem na falha ou negligencias dos trabalhadores em seguir os passos corretos para manutenção ou instalação. Tais passos são normatizados pelo MTE ( Ministério do Trabalho e Emprego) através da NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE, os procedimentos corretos a serem seguidos, segundo a NR 10 são:
a) seccionamento;
b) impedimento de reenergização;
c) constatação da ausência de tensão;
d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;
e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada;
f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.
Só após tais procedimentos é considerado seguro o trabalho em instalações elétricas.
Há situações nas quais os trabalhadores não podem desenergizar o local, como fios de altas tensões os quais trazem a energia elétrica para o abastecimento de cidades, chamado de trabalho em linha viva. Existem outros procedimentos a serem seguidos para o trabalho em tais condições. Para o trabalho em linhas de médias tensões existem 3 tipos de procedimentos, segundo o SENSE (Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro) :
Fonte: SENSE |
- à distancia:
- Os operadores estão posicionados :
-Em escadas isolantes ;
-No cesto aéreo de uma plataforma elevatória móvel com braço metálico.
Fonte:SENSE |
- Os operadores estão posicionados no cesto de uma plataforma elevatória móvel com braço isolante.
- O cesto está conectado ao potencial da fase na qual os operadores estão trabalhando.
- Os operadores respeitam os EP referentes às outras fases e ao aterramento.
Fonte:SENSE |
-Os operadores estão posicionados no cesto de uma plataforma elevatória móvel com braço isolante;
-Os operadores usam luvas longas isolantes FT MT 126 ou 126A;
-Os operadores respeitam os EP referentes às fases e ao aterramento.
Hoje em dia devido ao avanço tecnológico os controles de energia elétrica, em sua grande maioria, são desativadas e ativadas por interruptores de desligamento automático o que faz com que trabalhadores não tenham que ir aos controles para desativá-los manualmente. O ideal seria que todos os trabalhos com energia elétrica não venham a ter intervenção humana.
Referências:
COPEL, GUIAS DE SEGURANÇA NAS INSTALAÇÕES ELETRICAS, Disponível em: <http://www.copel.com/hpcopel/root/sitearquivos2.nsf/arquivos/dicas_de_seguranca_nas_instalacoes_eletricas/$FILE/pdf_seguranca.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2015.
ELETROSUL, NUMERO DE MORTES POR CHOQUE ELÉTRICO. Disponível em: <http://eletrosul.com.br/noticias/129-mortes-por-choque-eletrico-cai.html>. Acesso em: 29 jul. 2015.
MTE, NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D308E216601310641F67629F4/nr_10.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2015.
SILVA, REMY, TRABALHO SEGURO EM LINHA VIVA DE MEDIA TENSÃO. Disponível em: <http://www.funcoge.org.br/sense/arquivos/8sense/auditorio_vermelho/dia4/8SENSE_Apresenta%C3%A7%C3%A3o31-07BRerdfivfin%20(2).pdf>. Acesso em: 29 jul. 2015.
Autor: João Pedro Brito de Andrade e Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário